O projeto contempla a colocação de ecopontos para recolha das cápsulas de café – Borrapontos – em espaços exteriores de acessibilidade comum (largos ou ruas), bem com ao nível dos espaços comerciais da área da restauração e de outras instituições aderentes.
Contempla ainda a criação de uma rota de recolha e posterior entrega à entidades parceiras: Grupo de Caça e Pesca local (responsável pelo cultivo e manutenção dos terrenos baldios), que irá utilizar as borras como fertilizante agrícola e Centro de Dia da Casa do Povo, a Instituição de Solidariedade Social que irá ficar responsável pela separação das borras do café provenientes de particulares, dando origem a cápsulas vazias de plástico e alumínio que serão posteriormente entregues para reciclagem.
Ao nível de meios físicos, a capacidade de execução deste projeto está dependente da utilização de um veículo para recolha dos resíduos e de uma pessoa que o opere. Neste caso projeta-se que a tarefa seja executada semanalmente por um funcionário da junta de freguesia. O veículo a utilizar na recolha é uma das ambições deste projeto na medida em que, para que haja coerência ao nível de cuidados na proteção ambiental, a recolha deverá ser feita através da utilização de um veículo elétrico. Com esta aquisição pretende-se dar visibilidade e incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões e ambientalmente mais favoráveis.

O projeto tem como principais objetivos:

  • Contribuir para a educação dos consumidores no que concerne à reciclagem e reutilização de produtos com múltiplas vidas úteis (cápsulas e borras de café).
  • Fomentar a reciclagem da matéria prima utilizada no fabrico de cápsulas de café (plástico e alumínio) e a diminuição de resíduos;
  • Dar visibilidade e incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões e ambientalmente mais favoráveis;
  • Maximizar a vida útil das borras de café ao promover a sua reutilização como fertilizante agrícola e fabrico de pellets para aquecimento;
  •  Reduzir o impacto ambiental negativo causado pelo consumo massificado de café;
  • Fomentar a utilização de fertilizantes naturais em detrimento da utilização de fertilizantes de origem química;
  • Aumentar a produtividade da cadeia de valor e a eficiência no uso dos espaços ao promover a reutilização dos resíduos na fertilização de terrenos comunitários (jardinagem dos espaços verdes da freguesia e fertilização de culturas/plantações em terrenos baldios);
  • Sensibilizar a comunidade para a importância da solidariedade entre gerações e promover o envelhecimento ativo.

Ao consistirem na promoção da diminuição de resíduos (através da reciclagem da matéria prima utilizada na fabricação das cápsulas de café) e na reutilização para fins agrícolas, em espaços comunitários, das borras recolhidas, as áreas chave do projeto visam:

  • Fomentar a maximização da vida útil dos produtos;
  • Promover soluções conjuntas locais mais eficientes e produtivas no uso de recursos;
  • Trabalhar em conjunto através da cadeia de valor;
  • Garantir a eficiência no uso dos espaços comunitários.
    A utilização de um veículo de tração 100% elétrica na recolha dos resíduos pretende:
  • Dar visibilidade e incentivo à introdução no consumo de veículos de baixas emissões e ambientalmente mais favoráveis.